4 motivos para ir para Montenegro e mais 3 para voltar!

Vista da janela do trem chegando

Venham para Montenegro…

… AGORA!

Visitar Montenegro era um sonho antigo meu e realmente é um país maravilhoso. Desde a beleza natural até o povo que é muito simpático.

Ficamos quase uma semana e vou tentar passar os highlights de tudo que fizemos, na ordem em que as fizemos e com as 4 coisas que mais amamos de Montenegro:

1. Trem Belgrado – Podgorica

Vista da janela do trem indo para Podgorica

Sim, Belgrado fica na Sérvia, mas acho que vale a pena começar a viagem de lá. Existem dois trens que vão diariamente de Belgrado para Podgorica (capital de Montenegro e que se pronuncia algo como Podgoritsa). Apesar da distancia curta entre as duas capitais (algo como 480km) o trem demora umas 10 horas. Nós pegamos o trem noturno e como tenho insonia acordei muito cedo, abri a janela umas 5 e pouco para uma vista incrível. Só isso já valeu a viagem. Não sei como é o trem diurno, mas deve ser melhor ainda, apesar de bem cansativo.
Detalhes do trem:
Horario de saida: 20:10
Chegada: 7:30 (atrasou cerca de uma hora do horário previsto)
Custo para 2 em uma cabine com cama só para nós: RSD 8791 (dinar sérvio) isso dá uns 100 dolares.

Chegando em Podgorica fomos direto para a rodoviária que ficava do outro lado da rua e pegamos um ônibus para Cetinje (Tsetiniê) antiga capital de montenegro. Como fica nas montanhas estava bem frio, e apesar de ser até que charmosa não acho q precisa perder tempo aqui. Paramos aqui pois o cara do guiche da ferroviaria em belgrado falou que valia a pena. Uma coisa interessante que aconteceu foi entrarmos numa missa ortodoxa na igreja onde a suposta mão direita do joão batista (mão que batizou jesus) está mumificada e guardada num baú.

Viagem de mais ou menos 1 hora custou €5 por pax.

2. Estrada Cetinje – Kotor

Vista de Budva vindo de Centije

Pegamos um onibus de Cetinje para Kotor e isso sim vale a pena. O onibus desce para a costa para Budva antes de ir para Kotor. A vista descendo a “serra” é maravilhosa! Dá pra ver a famosa ilha de sveti stefan e Budva. Mais uma viagem incrível!
Mais 1 hora de viagem por €4,50 por pax

3. Kotor

Vista de uma das saídas da cidade antiga de Kotor

Imperdível. Chegamos em Kotor com reserva para duas noites, acabamos ficando 3 e só não mais porque o nosso quarto já estava reservado. Acho que só essa nota não é o suficiente, essa cidade merece post próprio que escreverei em breve.

4. Petrovac

Vista do nosso quarto em Petrovac

Fomos a Petrovac por indicação do Nikola (gerente do hostel de Kotor) e foi uma bela indicação. Meio vazia pois estava fora de temporada, conseguimos ficar em um quarto com sacada e vista para o mar por €20 por noite (muito pouco para o normal). Novamente estendemos a nossa estadia ficando 2 noites. O lugar em que ficamos era de um casal de velhinhos que nos receberam super bem com vinho caseiro (feito por ele e uma delícia) e rakia (tipo uma grapa).  Como bônus, a estrada de Kotor para Petrovac é mais uma dessas com paisagens incríveis.

Daqui seguimos para a Albânia da maneira contada pela Cris aqui.

Além dos highlights queria colocar mais 3 lugares q não fomos por um motivo ou outro mas que reforçam mais ainda a vontade de voltar:

1. Perast

Cidade perto de Kotor que dizem ser linda (e pelas fotos é o que parece mesmo).

2. Parque Nacional Lovećen

O nome Montenegro realmente vem de um monte negro, que está no parque nacional de Lovećen que dizem ser imperdível.

3. Parque Nacional Durmitor

Outra parque nacional que pelas fotos que vimos e sugestões que recebemos vale muito a pena visitar.  No verão o pessoal faz rafting nos rios de lá.

E repito mais uma vez, venham para Montenegro! Eu sei que eu voltarei!

Comments

1. Claudio says

ola, eu tenho uma viagem marcada de belgrado para podgorica, so q ainda n consegui comprar os bilhetes, pois os sites sao muito ruins e confusos. Como voces fizeram pra comprar o bilhete de trem entre esses dois lugares? Compram na hora? COmo foi?

2. says

Oi Claudio!

Comprei as passagens na própria estação de trem o dia anterior. Só tem que ver se é uma época muito movimentada para ver se vai ter passagem disponível.