Koh Phi Phi

koh phi phi

Vale lembrar que quando escrevo um post conto a MINHA experiência, com certeza outras pessoas irão e terão outro ponto de vista acerca do lugar.

Eu estava esperando uma ilha paradisíaca, daquelas que vc perde a fala com a cor da água e a beleza natural do lugar.

Eu sei que essa época do ano não é a melhor para visitar a Tailândia, mas a gente sempre acredita que vai pegar um solzão todos os dias, né?

Pois não foi isso que aconteceu e o tempo estava nublado e chuvoso durante quase toda a nossa estadia na ilha. Quando chove as ruas ficam alagadas, mas também não é o fim do mundo.

Rua alagada em Phi Phi

Rua alagada em Phi Phi


A cor do mar não estava encantadora e pela manhã a maré estava tão cheia que mal havia um pedaço de areia para sentar. Aliás, dependendo da praia que vc vai realmente não há nenhum pedaço de areia e vc tem que alugar espreguiçadeiras por 150 Bahts (mais ou menos uns 11 reais).

Eu tinha achado um absurdo e queria estender minha canga na areia, mas no final foi a melhor opção porque além de a maré demorar para baixar, a areia esquenta que é um negócio!

Opções para curtir Phi Phi:

a) Vir de outra ilha e passar algumas horas ou o dia em Phi Phi

Tenha em mente que vc visitará alguma praia e terá pouco tempo para explorar a ilha.

b) Ficar hospedado perto do centrinho da ilha, como fizemos

Queríamos ver como a vida na ilha funcionava, dia e noite, e essa foi a melhor opção. Escolhemos um hotelzinho um pouco mais afastado dos bares, mas mesmo assim tinha um karaokê que não deixava a gente dormir!
Ficamos em frente ao Pee Pee View Point e o hotel era perto de agências de mergulho, lojinhas, bares e restaurantes, casas de massagem e das praias. Em uma das praias ficam todas as baladas, postei um vídeo no meu Instagram mostrando a loucura que é!
Quem vai à Phi Phi para curtir a noitada deve ficar hospedado ali pelo centro mesmo.

c) Ficar hospedado na parte de resorts da ilha

Quem fica nos resorts da ilha acaba não indo à outras praias que não a do hotel e nem ao centro da ilha. Por outro lado aproveita Phi Phi de uma outra maneira e os reviews das pessoas que ficaram em resorts é excelente

Se estivéssemos em uma viagem mais curta e programada, provavelmente escolheríamos ficar em um deles, na real ficaríamos no Outrigger!

d) Ficar hospedado em uma das praias mais afastadas do centro

Vimos vários bangalôs mega fofos no caminho da Long Beach, que é uma excelente praia, mas nem todos têm ar condicionado.
Eu ficaria num lugar assim se quisesse descansar, curtir a Natureza e o sossego. Os bangalôs ficam longinho do centro e é bem escuro para voltar à noite, caso deseje ir à balada ou jantar no centro. Não é perigoso no sentido de assaltos, mas sim de tropeçar em tudo o que é pedra pelo caminho.

O que fazer em Phi Phi

– Fazer o passeio para Maya Bay. Há algumas opções para visitar Phi Phi Ley e eu conto a que escolhemos nesse post.

Maya Bay

Maya Bay


– Ir à balada – há bares para todos os gostos, reggae, rock e eletrônico com o pé na areia ou os diversos bares espalhados pelo centrinho.

– Fazer o passeio para Bamboo Island. Quando fomos nos informar com a empresa, o próprio vendedor falou que não valia à pena ir os por causa do tempo nublado, mas a Renata, uma brasileira que conhecemos lá foi num dia ensolarado e amou!

– Subir em um View Point – siga alguma das rotas de fuga de tsunami e vc terá uma visão bem diferente da ilha. No que fomos tinha um barzinho e tomamos um shake de abacaxi delicioso enquanto contemplávamos a vista. (Shake de 50 a 70 Bahts)

View Point

View Point


– Experimente todos os fruit shakes que puder. Como eu não coloco açúcar, só tomava de côco e de abacaxi. É fruta pura batida com gelinho ou água de côco. Mas se não estiver na dieta experimente as panquecas típicas. O Robin se acabou nas de banana com leite condensado, banana com nutella… (Panquecas de 50 a 70 Bahts)

– Alugar um barco típico “long tail” (aquele que todos tiram foto), caso seja possível. Fazer um roteiro de visita à ilhas e à praias em horários diferentes dos que as empresas fazem. Assim vc aproveita mais o lugar e tira boas fotos sem muitos coadjuvantes!

Long Tail

Long Tail


– Alugar um caiaque – sou fã do esporte e não tem segredo nenhum, os caiaques são furados e não enchem de água. Não há correnteza e a paisagem é linda. Além de tudo dá para tomar um sol enquanto malha os ombrinhos e a barriguitcha! 100 Baths 1 hora.

Caiaque

Caiaque


– Assistir alguma luta de muay thai de gringos no Reggae Bar. Se vc também quiser lutar, pode. Eles dão toda a proteção (e a benção, hahhahaha) e você ainda leva um balde de bebida de graça. Se quiser, aproveite para comer um hambúrguer por lá, o Robin pediu o de BBQ e o treco era grande e  bom.



– Mergulhar – há várias empresas que trabalham com mergulho e vc pode tirar o seu PADi ou SSI por lá, o preço é tabelado. Eles tb oferecem opções de mergulho para quem não tem o certificado ou nunca mergulhou. Quando o Robin mergulhou, a visibilidade não estava muito boa, mas mesmo assim ele viu peixe palhaço e outros cardumes enormes.

Mergulho

Mergulho


– Fazer uma massagem – eu fiz várias. São baratas e boas. Eu gosto da de Coconut Oil no corpo inteiro, vc sai renovada. Às vezes semi estuprada, hahhahaha! As massagistas tailandesas de Phi Phi são bem maluquinhas e tb pensam muito em dinheiro, portanto tentarão saber se vc quer algo a mais depois da massagem. Algumas casas de massagem ficam abertas até 22:00, mas outras só fecham de manhã, vc pode imaginar o que elas vendem.

– Experimentar um Pad Thai – prato típico tailandês, o Pad thai é um macarrão com molho delicioso. Peça com frango ou vegetais. Se a pedida for salada, peça o molho à parte, pois eles sempre exageram.

General Overview

A minha expectativa era muito alta e eu acabei me decepcionando. Achei Phi Phi um lugar meio sujo, os tailandeses ainda não têm noção do que estão fazendo com a natureza. Eles pregam o “vamos preservar e recolher o nosso lixo” quando não o fazer, além de poluírem o ar e o mar com os motores de seus barcos. Algumas partes da ilha têm sacos de lixo empilhados por dias.

Lixo em Phi Phi

Lixo em Phi Phi


Quando a maré está cheia as praias ficam irreconhecíveis. É madeira, pedaço de madeira com pregos, garrafas e todo o tipo de material rolando pela areia bem perto dos bares.

Quando a maré baixa parece que tudo isso some e a praia fica como qualquer outra. Os donos dos bares e restaurantes tb se esforçam para recolher a sujeira que fica em frente aos seus estabelecimentos.

Eu não vi uma pessoa sequer pedindo esmola, mas ao mesmo tempo é capaz dos tailandeses venderem até a alma dependendo do preço que vc tem a oferecer.

Os tailandeses são muito queridos e nós ficamos amigos de várias pessoas da ilha nos 7 dias que ficamos por lá.

Por ultimo eu aconselharia cautela ao tomar as bebidas servidas nos buckets (baldinhos de areia mesmo). Eu fiquei alucinada depois de tomar um que era uma mistura de whisky (uma garrafinha de 300 ml), com uma lata de energético tailandês e uma de coca-cola. Meu corpinho de 33 anos sofreu por dois dias com a ressaca!

Gato bêbado

Gato bêbado

Comments

  1. Laira says

    Encontrei o blog de vocês (diga-se de passagem maravilhoso e bem explicativo) no instagram, tenho dúvidas quanto ao roteiro, onde vocês desembarcaram? Foram via São Paulo? E o idioma, tranquilo qto inglês e/ou espanhol? Post maravilhoso apesar de também ter ficado decepcionada quanto a poluição, claramente nas praias brasileiras estamos evoluídos qto a eles. Boa viagem e desde já agradeço a atenção.

    • Cris says

      Oi Laira!

      Obrigada pela mensagem! Nós embarcamos há 4 meses em SP e estamos viajando desde então. Estávamos em Koh Lanta e decidimos conhecer Phi Phi, então pegamos um ferry para lá.
      Nós falamos inglês e só tivemos dificuldade e necessidade de usar o Google tradutor em uma cidadezinha da Turquia e em Syros, uma ilha da Grécia!
      É uma pena mesmo que os tailandeses ainda não tenham consciência ecológica…

      Beijão,

      Cris

  2. Ana Luiza says

    Oi Cris, veio acompanhando o blog de voces.. e gostaria de dicas de hotel e/ou hostel na Tailandia..
    Estou indo semana que vem e pretendo ficar 10 dias por lá.
    Precisando de dicas sobre a Australia pode mandar mensagem.. moro aqui a 1 ano e meio ! =)
    beijos
    Ana

Trackbacks

Deixe um comentário