Planejando uma Viagem em 8 passos!

planejando viagem

Como prometi nesse post e usando os apps indicados nesse post vou tentar detalhar o meu processo de planejamento de viagem desde determinar o roteiro até as reservas e tudo mais da maneira mais detalhada possível.

1. Destino:

Escolha um destino ou vários, simples assim.

2. Datas:

Verificar se a data planejada é adequada. A sua viagem pode se tornar bem diferente se você não ficar atento a alguns detalhes:

a) Clima – isso pode ser em relação a calor/frio, sol/chuva, etc.  A Europa é uma no verão e outra no inverno, por exemplo.
b) Festas, festivais, etc. – existem desde feriados religioso até festivais de música que podem ser um bom motivo para visitar um país.  Isso pode incluir até por exemplo a época certa para poder ver baleias ou tubarões;
c) Alta vs baixa temporada – viajar fora de época pode ser ótimo para baratear o custo da viagem além de evitar muvuca.

3. Tempo de viagem:

O tempo de viagem vai ajudar a definir o que você conseguirá fazer em cada lugar.

4. Pesquisa:

Depois dos 3 primeiros ítens definidos é hora de pesquisar e determinar exatamente o que você quer ver no destino escolhido e ver se dá tempo de visitar tudo.  O mais indicado aqui, além de livros de viagem, é abusar do Google.  Cada um tem sua maneira de viajar, mas com certeza têm alguém que já visitou o seu destino escolhido com o mesmo gosto e objetivo que o seu.  O TripAdvisor é excelente pra conseguir dicas, além de fóruns e blogs de viagens e livros também.  Aqui você também vai ter ideia de quanto tempo é o ideal para passar em cada um dos lugares pretendidos.

5. Determinando o roteiro:

Já temos os locais do nosso destino e o tempo que queremos ficar em cada local, agora é ver no mapa onde está cada coisa e determinar como vai chegar em cada um deles e a melhor ordem de visitar esses lugares.  Vai viajar de carro? Vai de ônibus? trem? avião?

Não deixe de visitar a sessão de roteiros que estou sempre atualizando com dicas de roteiros bacanas já mastigados!

6. Compra das passagens:

Com o roteiro definido é hora de reservar as passagens e meios de transporte entre os locais.  Dê uma olhada em tudo antes de comprar pra não ter surpresas (isso inclusive deveria ter sido feito durante a determinação do roteiro) e se tudo estiver OK comece pelas passagens de avião (principalmente de ida e volta do ponto de partida), depois trem e carro.

Dicas:
Um site muito bom para pesquisar passagens de avião é o skyscanner.com (especialmente para vôos locais) além de sempre procurar companhias budget (Easyjet e Ryanair na Europa, AirAsia na Asia, etc).
Para aluguel de carro easycar.com e o próprio google.
Para trem os sites locais da companhia, mas um site muito bom com vários roteiros de trem no mundo todo é o seat61.

7. Reserva de hospedagem:
Aqui digo hospedagem pois cada um tem seu budget e objetivo, já fiz viagens de mochilão ficando no albergue mais fuleiro pra economizar o máximo possível até conseguir super promoções para ficar nos melhores hotéis de uma região.

Dicas:

Booking.com é o site mais conhecido e usado, eu inclusive uso muito e sempre procuro descontos e promoções.  O importante é dependendo do preço do hotel, tempo em que vai ficar nele e tempo de antecedência que está fazendo a reserva, tentar entrar em contato direto com hotel e verificar se não consegue um preço melhor do que visto em outros lugares.
Airbnb é uma maneira diferente que vem crescendo muito para se hospedar.  Pessoas físicas alugam desde um quarto para você dividir com outros, até apartamentos inteiros, normalmente a um preço bem mais em conta do que hotéis.

Existe uma outra maneira que é o pricefinder. Nunca usei, mas você escolhe a região e categoria e ele determina o melhor custo pra você, meio que através de leilão.  Nunca usei pois gosto de saber onde vou ficar antes de me comprometer com o pagamento.

Independente da maneira que você acha e reserva o hotel é sempre bom verificar a nota e os comentários dele no tripadvisor.  Claro que temos que relevar algumas opiniões, etc. mas é um excelente norte.

8. Reserva de passeios, eventos, etc.:

Com o resto todo planejado e determinado é hora de comprar o ingresso do passeio que você não quer perder, show (talvez isso já foi até comprado e a viagem gira em torno dele) ou qualquer outra coisa imperdível.

Pronto, agora é só relaxar e aguardar a chegada da data de partida (para mim a parte mais difícil!).

Não deixe de visitar esses outros posts que podem ajudar com o resto da sua viagem:

E curta nossa página no facebook para fotos da viagem, roteiros e mais dicas como essa!

Deixe um comentário